Descrição
enfeite de mesa hello kitty
A Hello Kitty foi criada originalmente pela designer da Sanrio, Yuko Shimizu, em 1974.[12][13][14] Shimizu deixou a companhia aproximadamente um ano depois. A segunda designer, Setsuko Yonekubo, assumiu por cinco anos até 1980, quando essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
A primeira aparição da personagem em um item foi uma bolsa de moedas de vinil no Japão, onde ela foi retratada sentada entre uma garrafa de leite e um aquário.[15] A Sanrio decidiu fazer Hello Kitty britânica porque, na época de sua criação, os países estrangeiros, em particular a Grã-Bretanha, eram modernos no Japão.[16] A Sanrio já tinha vários personagens ambientados nos EUA e queria que a Hello Kitty fosse diferente.
O nome Kitty veio de um dos gatos que a personagem Alice criava no livro Through the Looking Glass de Lewis Carroll.[17] O lema da Sanrio é “comunicação social” e Tsuji queria que o nome da marca refletisse isso. Ele primeiro considerou “Hi Kitty” antes de decidir-se por “Hello” como saudação.[18]
Porta-vozes da Sanrio disseram que a Hello Kitty não tem boca, pois querem que as pessoas “projetem seus sentimentos no personagem” e “fiquem felizes ou tristes junto com a Hello Kitty.”[19] Outra explicação que a Sanrio deu para sua falta de boca é que ela “fala com o coração. Ela é a embaixadora da Sanrio para o mundo e não está presa a nenhum idioma específico”.[16]
História
Hello Kitty vendeu bem imediatamente após o lançamento de 1974, e as vendas da Sanrio aumentaram sete vezes até cair temporariamente em 1978. Novas séries com Hello Kitty em designs temáticos diferentes são lançadas regularmente, seguindo as tendências atuais. Yuko Yamaguchi, a principal designer da maior parte da história da Hello Kitty, disse que moda, filmes e TV a inspiram na criação de novos designs.